Documentário sobre Arnaldo Baptista

Da Folha Online:

Festival aplaude biografia sobre Arnaldo Baptista

O filme mais aplaudido na disputa da Première Brasil no Festival do Rio 2008 não é uma ficção e não será lançado nos cinemas. O documentário “Loki -Arnaldo Baptista”, de Paulo Henrique Fontenelle, foi ovacionado pela platéia (de pé) durante cinco minutos, no sábado à noite, no Cine Odeon.

Primeiro longa-metragem produzido pelo Canal Brasil, o título estreará exclusivamente na grade da emissora. Exibições em salas serão restritas a outros festivais.

“Tenho minhas dúvidas se todo documentário tem que ir para o cinema. Acho que a gente tem que investir e apostar no caminho do documentário na TV”, afirma o produtor-executivo do filme e gerente de marketing e novos projetos do Canal Brasil, André Saddy.

Cinebiografia do músico Arnaldo Baptista, o longa revisita sua história, desde a criação dos Mutantes até a rotina atual, dedicada às artes plásticas, na casa em que vive, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

No início do filme, Arnaldo Baptista cita os grandes capítulos de sua vida –“o acidente e quase morte, a paixão pela cantora Rita Lee, os Mutantes” etc.– e dá início à pintura de um quadro em que representará “as partes de sua identidade como uma evolução”.

No centro da tela, ele escreve “sinto muito”. É uma expressão de duplo significado, como explicou, no dia seguinte, à Folha: “Meu modo de ser é levado por essa frase, que envolve o fato de pedir desculpas e o fato de eu possuir uma sensibilidade acima de uma certa etapa”.

As relações de amor de Baptista –tanto com Rita Lee, cujo rompimento derivou no fim dos Mutantes, como com a atual mulher, Lúcia Barbosa– compõem o cerne do documentário, ao lado da trajetória da banda, recuperada em arquivos de foto e vídeo.

Sobre Rita Lee, que ele começou a namorar na adolescência, quando ela lhe “lembrava a Michelle, do The Mamas & The Papas”, Arnaldo diz: “Eu tinha um gosto que talvez não conseguisse expressar por ela. Foi a minha primeira mulher. [O universo feminino] era algo misterioso para mim”.

A respeito de Lúcia, fã que cuidou dele nos três meses de internação hospitalar, após sua tentativa de suicídio, em 1982, e a quem ele chama de “minha menina”, Baptista afirma: “A força de Lucinha ia entrando em mim e eu passei a ver a enorme diferença que existe entre o homem e a mulher”.

O diretor diz que tentou ouvir Rita Lee, que se recusou a falar, “mas foi solícita em liberar as imagens de arquivo”.


3 Comentários on “Documentário sobre Arnaldo Baptista”

  1. Simoni disse:

    “LOKI – Arnaldo Baptista” no cinema JÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!!!!
    “LOKI-Arnaldo Baptista” – o longa documentário – só passou pelos festivais no Rio, SP e MG, mas muita gente não assistiu. As comus no orkut e alguns blogs estão se manifestando para que o filme entre em cartaz. A proposta é fazer o pedido para exibição no grande circuito na caixa de e-mail – “fale conosco” no site http://globosat.globo.com/canalbrasil/ , e fazer com que o filme tenha o destino merecido: as telas dos cinemas.! Faça sua manifestação em “fale conosco” bem no final da página http://globosat.globo.com/canalbrasil/ Agradecemos o apoio

  2. É uma pena que vocês não respeitam fotógrafos. Aonde está o crédito do fotógrafo que tirou essa da capa??? Fico feliz em ver um documentário sobre essa personalidade da cultura no meu país, porém estou envergonhado com os operários culturais que não aprenderam ética e respeito.
    Abraços e boa sorte.
    Carlos


Deixe uma resposta

